O Workshop e o filme “O Reino Perdido” apresentado pela Conferencista faz um paralelo interessante a respeito da nossa matéria COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL, uma vez que deixa explícito que por problemas de comunicação – pela FALTA dela, principalmente – o projeto da Construção do Prédio Acústico para shows e eventos foi colocado totalmente em risco e não atingiu os objetivos esperados.

Aparentemente, o “problema” era de fácil identificação, porém o choque de vaidades, a pressa e o “corte” de etapas primordiais de revisão e validação, fizeram com que no momento de final da execução e entrega, onde não dava mais tempo de alterar nada, “culpados” eram procurados....

Esse fato, é mais comum nas organizações do que imaginamos! Diversos projetos ou produtos são malsucedidos por falta de comunicação ao longo da cadeia que atuará no Projeto. Muitas unidades de negócio levam o nome unidade ao contrário do seu real significado e sentido! Enquanto deveriam UNIFICAR, INTEGRAR..... fazem a unidade num sentido de INDIVIDUALIDADE, de cada área pensando na sua tarefa única e exclusivamente, sem se preocupar que o projeto e o produto dependem de um CONJUNTO de ações e de pessoas e que o elo disso tudo está na COMUNICAÇÃO, seja ela:
1. Comunicação do Projeto para a empresa
2. Comunicação do Planejamento
3. Comunicação no Controle das Etapas
4. Comunicação na Revisão e Validação
5. Comunicação no Projeto de Execução
6. Comunicação de divulgação na Mídia

Sem COMUNICAÇÃO não há realização de nada, nenhuma mensagem é passada ou absorvida, não há gerenciamento, não há direcionamento, não há alcance de resultados!

ELABORADO POR:
Fernanda Soares
Alessandra Zamith
Sheila Henrique